sábado, 29 de maio de 2010

Morre aos 74 anos o ator e diretor Dennis Hopper, de 'Easy rider'

O ator e diretor de cinema americano Dennis Hopper morreu neste sábado (29), aos 74 anos, segundo um amigo da família citado pela agência Reuters e segundo sua produtora.

Ele morreu cercado de parentes, em sua casa em Venice, subúrbio de Los Angeles, às 8h15 locais (12h15 de Brasília), segundo Alex Hitz, amigo do ator e diretor de 'Easy Rider'.

Ele sofria de câncer na próstata fazia tempo e morreu de complicações decorrentes da doença.

Obra
Hopper dirigiu e atuou em 'Easy rider' (Sem destino, na tradução brasileira), de 1969, um road movie considerado sua obra-prima.

Hopper teve uma carreira variada, que durou mais de 50 anos. Ele surgiu ao lado de James Dean em "Rebelde sem causa" e "Assim caminha a humanidade", nos anos 1950. Também atuou em "Apocalypse now", de Francis Ford Coppola e "Veludo azul", de David Lynch.

Ele recebeu duas nomeações para o Oscar: pelo roteiro de "Easy rider", e por uma atuação como um técnico de basquete alcoólatra em "Hoosiers", de 1986.

Segundo a crítica, "Easy rider" mudou a história do cinema americano, ao abrir caminho nos anos 1970 para uma nova geração de diretores em Hollywood, como Coppola e Martin Scorsese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário