quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

niemeyer 103

As comemorações do aniversário começam às 11h desta quarta-feira, em Niterói (RJ). O prefeito Jorge Roberto Silveira, amigo de longa data, vai inaugurar junto ao arquiteto a sede da fundação batizada com o seu nome e que integra o Caminho Niemeyer. Segundo o jornal O Fluminense, o presidente Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, ministros, deputados e secretários foram convidados. Também está previsto o lançamento da oitava edição da Revista Nosso Caminho, criada há dois anos e editada com a mulher e principal assistente, Vera Lúcia, que juntos comemoram na mesma data quatro anos de casamento. Além disso, haverá um tradicional almoço com a família e amigos.


“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”. É assim que o gênio da arquitetura, Oscar Niemeyer, define sua paixão pela vida. Hoje, ele comemora 103 anos bem vividos. Sempre dedicado aos seus projetos, o arquiteto encontra disposição para exercer outras atividades, como ler, editar uma revista de arquitetura, arte e cultura e ainda estudar cosmologia. Niemeyer trabalha em média oito horas por dia em seu escritório.

As obras do arquiteto também podem ser admiradas em outros países. Hoje, a cidade espanhola de Avilés, nas Astúrias, inaugurará o Centro Niemeyer, espaço cultural que já está entre os maiores do mundo. O local promoverá a conferência inaugural do novo programa de educação e cultura das Nações Unidas, Destacam-se na lista de seus projetos em andamento a Biblioteca dos Países Árabes e da América do Sul, na Argélia, o Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, nos Açores, o Porto da Música, teatro para duas mil pessoas, em Rosário, Argentina, a reforma do prédio da Brahma, no Sambódromo carioca, e o aquário do Complexo Educacional e Turístico de Búzios, na Região dos Lagos fluminense.

Niemeyer costuma passar os finais de semana na casa de amigos na cidade histórica de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele aceitou o desafio de desenhar um templo católico em Itaipava.
http://www.niemeyer.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário